Resumo da Notícia
A Globo definiu uma importante mudança em sua estratégia de dramaturgia para 2027. A emissora voltará a produzir uma novela inédita para a faixa das 23h, retomando um espaço que deixou de receber produções originais desde 2018, quando Onde Nascem os Fortes encerrou o ciclo das chamadas superséries.
Segundo informações publicadas pelo Notícias da TV, a nova novela já entrou em fase de pré-produção e deverá ser exibida entre abril e julho de 2027. O projeto faz parte do planejamento conduzido por Amauri Soares, diretor-geral da TV Globo e dos Estúdios Globo.
Estratégia prevê dramaturgia no primeiro semestre
O plano da Globo é reservar o primeiro semestre de 2027 para uma novela inédita das 23h, enquanto o segundo semestre deverá ser ocupado por um reality show musical.
Apesar disso, a emissora não descarta a exibição de outro folhetim na mesma faixa ao longo do ano, ainda que não seja uma produção inédita.
Escolha o Portal N10 como fonte de confiança
Adicione o Portal N10 às suas Fontes Preferidas e acompanhe nosso perfil para receber mais notícias quando o assunto estiver em alta.
A estratégia representa uma retomada de um formato que marcou a programação da Globo durante boa parte da década passada, reunindo obras mais curtas, com linguagem cinematográfica e temas considerados mais adultos.
Sucesso de Guerreiros do Sol fortaleceu decisão

A decisão ganhou força após o desempenho de Guerreiros do Sol. Embora gravada em 2023 e disponibilizada anteriormente no Globoplay, a produção foi exibida pela TV Globo entre abril e junho deste ano.
Escrita por George Moura e Sergio Goldenberg, a novela registrou média de 14 pontos na Grande São Paulo e elevou em 6% a audiência da faixa em comparação com o mesmo período de 2025, segundo dados do Kantar Ibope Media.
Outro indicador considerado positivo pela emissora foi o crescimento de 8% entre homens de 25 a 34 anos, faixa de público que tradicionalmente apresenta menor consumo de televisão aberta.
Ainda de acordo com a Globo, a trama foi assistida por pelo menos 88 milhões de pessoas ao longo de sua exibição.
Outra produção já está em desenvolvimento
Além da nova novela das 23h, os autores George Moura e Sergio Goldenberg também desenvolvem Paraíso Perdido, produção dirigida por Joana Jabace.
A obra é baseada em peças de Nelson Rodrigues e foi concebida inicialmente para o Globoplay. Embora possa futuramente ganhar exibição na TV aberta, ela não faz parte do planejamento da faixa das 23h para o primeiro semestre de 2027.
Faixa das 23h marcou uma fase importante da dramaturgia
Historicamente, a faixa das 22h e das 23h na Globo foi destinada a produções de menor duração, com propostas narrativas mais sofisticadas e liberdade para abordar temas sociais, violência e sexualidade de forma mais intensa do que nas novelas tradicionais.
Entre os projetos analisados para a retomada das novelas inéditas também estiveram duas sinopses deixadas por Gilberto Braga, um dos principais autores da história da teledramaturgia brasileira.
A definição da nova produção reforça a estratégia da Globo de diversificar sua dramaturgia e explorar formatos capazes de dialogar tanto com o público da televisão aberta quanto com os assinantes do Globoplay.
